Fale conosco

Exame » Estudo Molecular do Polimorfismo *4 do Gene CYP2D6 [CYP2D6]

CYP2D6 é uma das monooxigenase que fazem parte do citocromo P450. Essa enzima é responsável pelo metabolismo de vários neurolépticos, antidepressivos tricíclicos, inibidores da recaptação seletiva de serotonina e B-bloqueadores.

O alelo *4 do gene CYP2D6 faz com que a enzima não funcione adequadamente, caracterizando um quadro de pobre metabolizador. Como a enzima CYP2D6 atua tanto ativando alguns medicamentos, quanto inativando outros; a presença do alelo *4 ocasiona duas consequências distintas. No primeiro caso, a droga não é ativada e não consegue agir propriamente no organismo, desta forma o paciente não se beneficia do tratamento. Já no segundo caso, quando a CYP2D6 não inativa a droga, o paciente com alelo *4 tem maiores chances de desenvolver efeitos colaterais e se intoxicar.

O alelo *4 da CYP2D6 está presente em até 10% dos Caucasianos e em até 5% da população em geral. A genotipagem do alelo *4 pode predizer aproximadamente 82% dos metabolizadores com atividade enzimática reduzida em determinadas populações. Além disso, esse teste pode auxiliar as decisões clínicas para prescrição de medicamentos metabolizados pela CYP2D6.

Pesquisando
Pesquisando

Fale Conosco